Por onde andam os dread falls?


Pelo menos aqui no Rio de Janeiro sumiu de vez, onde antes se via nos mais prestigiados eventos, uma galerinha bem diferenciada, restam poucos que ousam. Eu particularmente adoro dreads e pretendo usá-los ainda, gosto de diferenciar cada vez que saio. Bem, o que me fez escrever sobre isso foram alguns comentários que pesquei por aí sobre os dreads aqui no RJ. 

O que as pessoas tem em mente é que o dread falls" foi uma modinha coloridinha que deu tchau", mas isso foi o que fizeram acontecer infelizmente. Na época que era muito usado eu já ouvia comentários maldosos da parte de quem não conhece sobre os dreads, sua cultura, origem e estilo claro. 

Os dreads falls não são apenas acessórios para cabelos, eles integram toda uma produção de vestuário e estilo, vários modelos, cores, tamanhos, formas de usar acrescentam um look.


O que são os dread falls?

Dread falls (falls = queda/ sair/ solta da cabeça).

São apliques removíveis para cabelo. Servem para pessoas que gostam de ousar, usar algo diferenciado complementando seu visual além da roupa. Esses dreads não são fixos no cabelo, você pode tirá-los quando desejar pois é preso no próprio cabelo . Uma das vantagens do dread falls é que você pode usar as cores que quiser e os vários modelos, ideal para aqueles que adoram mudar de aparência frequentemente. 

Sua origem:  

Baseando-se nos dreadlocks, hairstylists criaram adaptações e uma variedade de dreads modificados incluindo cabelos sintéticos multi-colorido.

Com o crescimento da subcultura cybergoth tendo a  estética extravagante, os dreads foram introduzidos no estilo. As/os dreadmakers (confeccionadores de dreads) com base no estilo cybergoth adaptaram seus modelos e as variedades de materiais diferenciados usados como tecidos, tubos de plástico, borracha, algodão e outros.


Mas não se prenda porque os cybergoths popularizaram os dreadfalls todos que usam são cybergoths. Os dread falls existem antes dos cybergoths adicionar os dreads as suas vestimentas. A banalização trouxe alguns erros gravíssimos ainda mais aqui no Rio de Janeiro/ Brazil onde tudo é muito generalizado. Muita gente usava por usar, sem objetivo ou sem saber o que significa. 


Pra se ter idéia da criação de um dread falls, abaixo estão algumas fotos de alguns trabalhos dos hairstylists, com dread falls ou outros tipos de hair extensions, para catálogos de moda underground/ alternativa.


POP ART


GEISHA


CYBER


GOTH



Leia mais: hairstylists








2 comentários:

  1. Adorei seu post e acredito que tenham sumido graças à "modinha" e também ao alto preço dos materiais. Eu, por exemplo, importo o kanekalon (cabelo sintético) da Inglaterra e da Suíça, o que encarece o produto final; sem contar que nem todos sabem fazer dreads - aí o pessoal olha para a foto na net e olha para seus próprios dreads e se sente enganado, uma vez que a grande maioria dos "dreadmakers" usa fotos de outras pessoas para mostrar como seu próprio trabalho - tive muita dor-de-cabeça com roubo de imagens minhas e até hoje ainda encontro dreadies que eu fiz no "portfolio" de outros.

    Um grande abraço :)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, muitos dreadmakers passaram por isso. Conheço seus dreads e sei que estão entre os melhores do mundo ^^
    Eu percebi que muita gente vai atrás de produtos barateados e não se preocupam com a qualidade do produtos desde os materiais até a fabricação. Como antes era moda sair de dreads muita gente se aproveitou disso e acharam que era fácil, mas confeccionar um é super trabalhoso, fora a técnica q muitos não tem. Então independente disso td, hj em dia só usa mesmo aqueles que admiram, tanto que não se vê em toda esquina onde se via antes.

    A única parte chata disso tudo é que hj em dia se vc usar está fora de moda, ou que se vc aparecer com um na cabeça vc é cyber. Esse tipo de pensamento generalizado é que me incomoda. Porque temos que usar só o que está na moda? Banalização da moda.

    Outro tema pra este blog! *-*

    ResponderExcluir